Agroecologia
 

Como controlar formigas naturalmente

FORMIGAS
Formigas

São mais de 12 mil espécies de formigas em todo o planeta. Fundamentais para o equilíbrio biológico e até mesmo muito benéficas para o próprio homem. Muitas se alimentam de larvas, percevejos, moscas, aranhas, traças e outros animais. Destas 12 mil espécies, apenas um pequeno número costuma procurar alimentos em casas. As formigas que geralmente são encontradas nos interiores de imóveis são: formiga Faraó, formiga Argentina, formiga Ladra, formiga do Pavimento, entre outras. Também há uma formiga chamada de formiga de Carpinteiro que pode danificar a madeira de construções. Neste caso, procure um profissional que possa auxiliar.
Para pessoas preocupadas com o meio ambiente, existem formas amigáveis de controle de formigas, impedindo que estas cheguem até alimentos em casas. As formas naturais são recomendadas tanto para controle como para afastamento e remoção de formigas nas áreas de casas e apartamentos.
Formigas “escoteiras”:
Formigas vagando por sua cozinha (ou outras áreas) sem rumo ou destino certo, provavelmente são formigas “escoteiras”. Tais formigas procuram por focos de alimentos. Ao encontrar uma fonte de alimentos doces, pegajosos, gordurosos ou que contenham carne, estas formigas, por meio de sinais químicos, informam a outras formigas sobre a localização. Forma-se então um caminho de inúmeras formigas que irão trabalhar para carregar os alimentos até o formigueiro. Para evitar tal situação o melhor a fazer é manter o ambiente limpo. Pratos sujos, lixos, pias e balcões com restos alimentícios são muito atraentes para formigas. Evitando tais focos, evita-se também as formigas. Procure lavar a louça a medida que forem sendo usados, sem acumular pratos e talheres usados. Colocar a louça em máquinas de lavar fechadas também pode ser útil. Armários e superfícies diversas devem também ser limpos. Deixar potes abertos ou com pequenas frestas permitirá que formigas invadam tais espaços. Existem compartimentos a prova de formigas. Lixeiras devem ser bem tampadas ou colocadas em posições de difícil acesso. Antes do descarte, procure limpar embalagens. Reciclando o material, além de útil também diminui o número de embalagens contendo restos alimentícios. Note que formigas possuem uma ótima capacidade de locomoção, mesmo por trajetos que parecem longos para elas.  Outra dica é varrer diariamente o ambiente.

TAGS: emissão zero, carro limpo, carro elétrico, veículo ecológico, carro ecológico, poluição, carro ecológico

Agroecologia - Proposta Agroecológica - Agricultura Orgânica - Agricultura Biológica - Agrofloresta - Agroenergia - Ecologia - Agricultura ecológica - Rotação de Culturas - Razões para o consumo de Produtos Orgânicos - Qualidade de Vida - Princípios da Agricultura Orgânica - Pecuária - Movimento Orgânico - Controle Biológico - Compostagem -
Ecologia: Veículo Elétrico - Eco Laundry Ball -

Agroecologia